O local onde hoje fica a cidade de Itapissuma foi, primitivamente, uma aldeia indígena situada entre o mar e o Rio Itapissuma. Ali, em 1.588 foi fundada uma Vila, por iniciativa de padres Franciscanos. A Vila surgiu entre duas camboas (pequenas depressões artificiais junto ao mar onde, na maré baixa, fica retido o peixe que ali penetra na preamar) e os alagados de Bacurinho, ao Norte, e de Suruajá, ao Sul.
Em 1646, ainda quando do domínio holandês (que terminaria em 1654), foi construída uma ponte ligando a Vila de Itapissuma à Ilha de Itamaracá. Mais tarde, essa ponte seria substituída por uma outra, atualmente denominada Ponte Getúlio Vargas. Também no século XVII, por iniciativa do padre português Camilo de Mendonça, foi construída a primeira capela de Itapissuma, a de São Gonçalo do Amarante.
A mais importante festa de Itapissuma é a Buscado de São Gonçalo.Festa religiosa, a Buscada de São Gonçalo do Amarante, padroeiro da cidade, acontece desde 1861. Numa procissão terrestre denominada Levada, a imagem do santo é transportada da Igreja Matriz de Itapissuma para a Igreja de São Paulo, em Itamaracá. Uma semana depois, acontece a procissão marítimo-fluvial, a Buscada, que traz a imagem do santo de volta para Itapissuma. Acontece em janeiro, sempre num domingo, com a participação de dezenas de barcos de pescadores.
Cristo Crucificado. Séc. XVIII, Sacristia
Vista da nave a partir do corredor que dá acesso à sacristia
Cruzeiro com canal de Santa Cruz. Do outro lado, a Ilha de Itamaracá
São Gonçalo
São Gonçalo - Séc. XVIII
Octeto Brasilis
Muito bom! Parabéns. Faz um artigo sobre os trabalhos dos escoteiros na comunidade de Itapissuma, e o trabalho e envolvimento dos escoteiros nas ações/atividades da Igreja. Abraço!
ResponderExcluirQualquer coisa, me add no msn: sylasrafael@hotmail.com orkut:sylas.raf@gmail.com
Facebook: sylasrafael@hotmail.com
Eu, queria que algum historiador contasse sobre o antigo cotidiano dos Itapissumenses dos anos 30 á 50 pois. Se sabe quase nada, meu pai me contava tantos fatos que ocorria que se limitar a uma única igreja, seria diminuir a importância de sete lugar que é histórico
ResponderExcluir